Liberdade em crise

Estou cansada de me queixar e de ouvir queixumes alheios sobre a economia nacional e doméstica, o desemprego e o emprego precário, as contas e mais contas que são como corda atada ao pescoço, parece-me que tudo está em crise, mesmo a expectativa de melhorias revela-se eminentemente escassa. Estaremos todos endividados, moral e financeiramente? Neste momento, viver Portugal e viver em Portugal parece-me um conceito distante de oásis, apesar do céu azul, do aconchego do mar, da temperatura amena e da excelente gastronomia, que duvido que sejam um contributo para o retorno da crise económica, tudo o resto parece-me duvidosamente acolhedor.
Emigrar será a solução? A mim não me apetece, pelas mais variadíssimas razões, gostaria antes de achar que o futuro da minha geração encontra-se neste país, que não somos apenas uma mão-de-obra eficaz e competente lá fora, mas que somos úteis e produtivos no nosso próprio país, embora este não pareça possuir as infra-estruturas necessárias para nos reter e para absorver uma geração que supostamente é o futuro da nação!!!
Não sou economista, nem tão pouco tenho apetência para tal, mas na gestão da minha economia percebo que vivo acima das minhas possibilidades, que o meu ordenado é insuficiente para os meus gastos, que se não tivesse um suporte familiar, dificilmente conseguiria comportar a mensalidade da casa ao banco e todas as outras mensalidades implícitas, quer dizer, até conseguiria, se me alimentasse a massa e água, se nunca saísse de casa (só e apenas para trabalhar), se não comprasse nada acessório, se tivesse um segundo emprego…os estóicos que o façam, porque viver para pagar uma casa não me parece nada heróico, confesso que este estilo de vida medíocre não se me adequa, iria sempre optar (porque mesmo assim tenho essa opção) em permanecer em casa dos pais!!!
Não sei como determinadas famílias sobrevivem, é que não há ginástica, nem flexibilidade possíveis para manter uma casa e filhos com o ordenado que cada um dos membros do casal aufere, como é que conseguem para mim é um mistério (e aposto que esses são os mais aliciados pelos bancos com Visas gold de plafonds intangíveis).
Mas lá vamos vivendo o dia de todos os dias, a apertar o cinto mas com o nosso melhor sorriso, adornados de acessórios supérfluos que dissimulam as dívidas que nos roubam a liberdade individual e que definham os sonhos a meras preocupações materiais.

2 Responses to “Liberdade em crise”

  1. # Blogger Sandro

    Just live the life!  

  2. # Blogger Sandro

    Ainda anda em crise a liberdade??
    Beijo meu  

Enviar um comentário

のぞくトム

(Voyeurs)

Free Web Site Counter

時間が過ぎるように

(As time goes by)